top of page

Equipe de Jiu-Jitsu da Cohab José Bonifácio então Cohab Lótus, teve início em setembro de 1998, nesta data o professor e fundador da equipe Antonio Carlos (TONY) na época faixa Azul hoje já graduado faixa-preta, começou a ministrar aulas de Jiu-Jitsu na Cohab tendo no início apenas um aluno o hoje também faixa preta Everdan Olegário "DAN". As aulas eram realizadas em uma área improvisada com coulchonetes usados dentro do centro de esportes da COHAB JOSÉ BONIFÁCIO em Itaquera.

O professor Antonio Carlos com o apoio de seu fiel aluno DAN conseguiu fazer com que a equipe se expandisse quanto ao número de alunos, em razão de tal crescimento logo o aluno DAN começou a também dar aulas para ajudar seu professor. Com o apoio do então diretor do centro de esportes Sr. Marcio Issa conseguiram em meados de 2002 construir uma área para treinamento onde chegaram a treinar cerca de 300 atletas entre crianças, adolescentes e adultos.

Na época Equipe de Jiu-Jitsu da Cohab Lótus construiu então uma área de luta considerada uma das melhores da zona leste onde todos seus integrantes praticavam aulas gratuitamente. Desde o inicio da Equipe de Jiu-Jitsu da Cohab procurou deixar todos os atletas devidamente filiados a FESP (Federação do Estado de São Paulo de Jiu-Jitsu) participando assim de campeonatos importantes como Estadual, Brasileiro, Pan-americano e Mundial, obtendo excelentes resultados desde o inicio.

Um exemplo desses resultados foi a premiação de mais de 20 atletas no são Paulo OPEN de 2002, campeonato realizado em julho do referido ano assim como uma grande participação na 1ª etapa do circuito Nacional FESP realizado em agosto do mesmo ano.

O intuito desde o inicio da Equipe de Jiu-Jitsu da Cohab foi o de formar atletas para as diversas competições de Jiu-Jitsu do circuito nacional assim como o trabalho social onde o professor Antonio Carlos (TONY) juntamente com os professores DAN e com o aluno mais aplicado da equipe Sérgio Moraes (SERGINHO) procuravam através da filosofia do Jiu-Jitsu educar crianças e adolescentes carentes da região, deixando-os distantes da violência e drogas, trabalho esse reconhecido com reportagens no jornal Diário Popular de 31/12/00 e também no Jornal da Tarde.

Em 2004 a equipe passou por grandes mudanças. Com seu crescimento achou-se 
necessário a mudança para uma equipe que atendesse melhor as necessidades 
técnicas dos vários atletas de ponta que nela se estabeleceram. A partir deste ano a equipe passou a defender a bandeira da então Equipe TT Jiu-Jitsu, fundada pelos renomados atletas Fernando Tererê e Eduardo Telles. No cartel da Equipe TT, onde já figuravam atletas como Tererê e Eduardo Teles, André Galvão e Rubens Charles (Cobrinha), passaram a representá-la atletas de alto nível da Cohab como Sérgio Moraes, Diogo Almeida, Caio Almeida, Manxinha, Mauricio Medeiros, Dimitrius entre outros grandes atletas.

 

A equipe manteve-se filiada a FESP, mas a partir de então passou a se federar e participar de campeonatos da FPJJ (Federação Paulista de Jiu-Jitsu), CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu) e CBJJO (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico).

Em 2005 foi realizado no ginásio de esportes da Cohab o 1º campeonato interno da TT Jiu-Jitsu com atletas vindos de todo o país e organizado pelos professores Tony, Dan e Serginho, com a ajuda do atleta Alberto Medina, campeonato, aliás, diga-se de passagem, um grande sucesso. Neste dia então tivemos o orgulho de presenciar a graduação do nosso mestre Everdan Olegário (DAN) a faixa-preta.

Em 2006 a equipe da Cohab passou por grandes emoções. Primeiro com o atleta 
Diogo Almeida se tornando campeão brasileiro, posteriormente com o atleta Sérgio Moraes enfim tornando-se campeão mundial de Jiu-Jitsu com a faixa Marrom, neste mesmo dia o atleta Sergio Moraes recebeu das mãos do mestre Everdan a faixa Preta. Muita emoção neste ano que terminou coroado com chave de ouro com a graduação do professor Tony com a faixa Preta.

Em 2007 mais surpresas. Com o fim da Equipe TT Jiu-Jitsu, orientados pelo faixa Preta e campeão mundial Rubens Charles (Cobrinha) a equipe se juntou a outra grande equipe do cenário mundial, a Equipe Alliance Jiu-Jitsu do grande mestre Fábio Gurgel. A Equipe Alliance é uma das maiores do mundo e tem em seu plantel agora a maior equipe da zona leste de São Paulo a EQUIPE COHAB ALLIANCE JIU-JITSU.

Em 2007 mais surpresas. Com o fim da Equipe TT Jiu-Jitsu, orientados pelo faixa Preta e campeão mundial Rubens Charles (Cobrinha) a equipe se juntou a outra grande equipe do cenário mundial, a Equipe Alliance Jiu-Jitsu do grande mestre Fábio Gurgel. A Equipe Alliance é uma das maiores do mundo e tem em seu plantel agora a maior equipe da zona leste de São Paulo a EQUIPE COHAB ALLIANCE JIU-JITSU.









bottom of page